Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembleias de Deus no Brasil
Princípio
“Ato de principiar. Causa primeira. Origem. Razão fundamental. Elemento que predomina na constituição de um corpo organizado. Ex.: Princípio da vida. Convicção. (Grande Dicionário Ilustrado – Novo Brasil. Ed. 1979).
“Começo. Causa, Origem. Razão fundfamental. Base. Preceito. Regra”. (Dicionário Álvaro Magalhães – E. Globo).
Princípios são bases estabelecidas por Deus para orientação da sociedade humana, que estabelecem parâmetros, dentro dos quais o homem é aceito e se relaciona com o Criador.
“Regras fundamentais e gerais de qualquer ciência ou arte. Ex.: Princípios fundamentais das Ciências, da Física, da Química, da Matemática, da Filosofia, …da Religião”...
Tradição
É a transmissão de ensinos, práticas, crenças de uma cultura de uma geração a outra. A palavra grega para tradição é paradosis, usada no sentido negativo (Mt 15.2; Gl 1.14); e também no sentido positivo (2 Ts 2.15). Quando se coloca a tradição acima da Bíblia ou em pé de igualdade com ela a tradição assume uma conotação negativa. Muitas vezes é usada simplesmente para camuflar nossos pecados. O problema dos fariseus e da atual Igreja Católica é justamente por receber a tradição como Palavra de Deus. Disse alguém: “Tradição é a fé viva dos que agora estão mortos, e tradicionalismo é a fé morta dos que agora estão vivos”.
Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja. Temos quase 90 anos, somos um povo que tem história, identidade definida, e acima de tudo, nossos costumes sãos saudáveis. Deus nos trouxe até aqui da maneira que nós somos e assim, cremos, que sem dúvida alguma ele nos levará até ao fim.
A Resolução de Santo André nos Dias Atuais
A Resolução
“E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus”, Lv 20.26.” – A 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, reafirma o seu ponto de vista no tocante aos sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil. Imbuída sempre dos mais altos propósitos, ela, a Convenção Geral, deliberou pela votação unânime e dos delegados das igrejas da mesma fé e ordem, em nosso país, que as mesmas igrejas se abstenham do seguinte:
Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
Sobrancelhas alteradas;
Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde; e
Uso de bebidas alcoólicas.
Esta Convenção resolve manter relações fraternais com outros movimentos pentecostais, desde que não sejam oriundos de trabalhos iniciados ou dirigidos por pessoas excluídas das ‘Assembléias de Deus’, bem como manter comunhão espiritual com movimentos de renovação espiritual, que mantenham os mesmos princípios estabelecidos nesta resolução. Relações essas que devem ser mantidas com prudência e sabedoria, a fim de que não ocorram possíveis desvios das normas doutrinárias esposadas e defendidas pelas Assembléias de Deus no Brasil”.
O Texto
Atendendo parecer do Conselho Consultivo da CGADB encaminhado ao 5º ELAD, em 25 de agosto de 1999, a Comissão analisou à luz da Bíblia, de nosso contexto e de nossa realidade, expressando esses princípios numa linguagem atualizada.
O primeiro ponto que precisa ser expresso numa linguagem atualizada é a declaração: “sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil”. O texto não faz distinção entre doutrina e costume. O O Manual do CAPED, edição de 1999, CPAD, Rio, p. 92, diz:
” Há pelo menos três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume puramente humano. Há costumes bons e maus. A doutrina bíblica conduz a bons costumes.”
Quanto à origem
- A doutrina é divina
- O costume é humano
Quanto ao alcance
- A doutrina é geral
- O costume é local
Quanto ao tempo
- A doutrina é imutável
- O costume é temporário
A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem o lastro espiritual da Palavra”.
A palavra grega usada para “doutrina” no NT é didache, que segundo o Diccionario Conciso Griego – Español del Nuevo Testamento, siginfica: “o que se ensina, ensino, ação de ensinar, instrução”.
(Jo 7.16, 17; At 5.28; 17.19; e didaskalia, que segundo o já citado dicionário é: “o que se ensina, ensino, ação de ensinar, instrução”. O Léxico do N.T. Grego/Português, de F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker, Vida Nova, São Paulo, 1991, p. 56,diz que didasskalia é:
“Ato de ensino, instrução Rm 12.7; 15.4; 2 Tm 3.16. Num sentido passivo = aquilo que é ensinado, instrução, doutrina Mc 7.7; Cl 2.22; 1 Tm 1.10; 4.6; 2 Tm 3.10; Tt 1.9)”; e didache: “ensino como atividade, instrução Mc 4.2; 1 Co 14.6; 2 Tm 4.2. Em um sentido passivo = o que é ensinado, ensino, instrução Mt 16.12; Mc 1.27; Jo 7.16s; Rm 16.17; Ap 2.14s, 24. Os aspectos at. e pass.
Podem ser denotados em Mt 7.28; Mc 11.18; Lc4.32”. Segundo a Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, doutrina é “tudo o que é objeto de ensino; dïsciplina” (Vida, S. Paulo, 1999, p. 211).
À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e prática de vida, para a Igreja, para seus membros, vista na Bíblia como expressão prática na vida do crente, e isso inclui as práticas, usos e costumes.
Elas são santas, divinas, universais e imutáveis.
Nos próprios dicionários seculares encontramos esse mesmo conceito sobre doutrina: “É o complexo de ensinamentos de uma escola filosófica, científica ou religiosa. Disciplina ou matéria do ensino. Opinião em matéria científica” (Dicionário Álvaro de Magalhães). “Conjunto de princípios de um sistema religioso, políticos ou filosóficos. Rudimentos da fé cristã. Método, disciplina, instrução, ensino” (Dicionário Ilustrado Novo Brasil, ed. 1979).
Costume
A Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer, define costume como “Uso, prática geralmente observada”. (p. 169). As palavras gregas usadas para “costume são ethos (Lc 2.42; Hb 10.25) e synetheia (Jo 18.19; 1 Co 8.7; 11.16).A primeira, de onde vem a palavra “ética”, significa costume com sentido de “lei, uso” (Lc 1.9). Não é biblicamente correto usar doutrina e costume como se fosse a mesma coisa. O costume é “Prática habitual. Modo de proceder.
Jurisprudência baseada em uso; modo vulgar; particulariedade; moda; trajo característico, procedimento; modo de viver”. Os costumes visto pela ótica cristã, são linhas recomendáveis de comportamento. Estão ligados ao bom testemunho do crente perante o mundo. Estão colocados no contexto temporal, não estão comprometidos diretamente com a salvação.
Os costumes em si são sociais, humanos, regionais e temporais, porque ocorrem na esfera humana, sendo inúmeros deles gerados e influenciados pelas etnias, etariedade, tradições, crendices, individualismo, humanismo, estrangeirismo e ignorância.
Convém atualizar essa redação omitindo a expressão “como doutrina”, ficando assim: “sadios princípios estabelecidos na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil”.
Quanto aos 8 princípios da Resolução, uma maneira de colocar numa linguagem atualizada é:
Ter os homens cabelos crescidos (1 Co 11.14), bem como fazer cortes extravagantes;
As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1 Tm 2.9, 10);
Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos- (Lv 19.28; 2 Rs 9.30);
Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica (1 Co 11.6, 15);
Mal uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8); e
Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1 Co 6.10; Ef. 5.18).
Os itens 2 e 6 foram colocados num mesmo item, pois se trata de um mesmo assunto. Colocamos referências bíblicas porque os nossos costumes são norteados pela Palavra de Deus. Precisamos ter consciência de que os nossos costumes não impedem o crescimento da Igreja.
Hoje em dia há igrejas para todos os gostos, mas nós temos compromisso com Deus, com sua Palavra e com o povo. O objetivo de conquistar as elites da sociedade em detrimento de nossos costumes e tradições não é bom negócio.
Isso tem causado muitos escândalos e divisões e não levam a resultados positivos. Somos o que somos, devemos aperfeiçoar as nossas estratégias de evangelismo e não mudar arbitrariamente os nossos costumes, pois isso choca a maioria dos crentes. Criar novos métodos para alcançar os pecadores, isso sim, para que o nosso crescimento possa continuar.
Falta de crescimento
Outro ponto que convém ressaltar que a falta de crescimento de algumas igrejas não é pelo fator usos e costumes, como muitas vezes tem sido enfatizado nas AGOs da CGADB, como foi ressaltado no 5º ELAD, pois mais de 85% dos líderes das Assembléias de Deus reconhecem a necessidade de preservação de nossas tradições, usos e costumes e de nossa identidade, mas sim, por falta de visão e de objetivos de seus líderes.
Essa deficiência pode ser vista e comprovada dos dois lados, tantos dos favoráveis às mudanças como com os que querem manter o mesmo sistema histórico das Assembléias de Deus. O crescimento da igreja, à luz da Bíblia, é conseqüência de evangelismo, discipulado e oração; e o avivamento, fruto de jejum, oração e de arrependimento, e não resultado de usos, costumes e tradição.
Nem tudo que é extra bíblico é anti-bíblico. Nem tudo que nos interessa é condenado e pecado. Não podemos julgar ou condenar outros grupos porque adotaram liturgias estranhas e costumes diferentes dos nossos, e nem alcunhar nossos companheiros de ministério de liberais, pois “liberal” é uma palavra ofensiva.
Os liberais sãos os que não acreditam na inspiração e autoridade das Escrituras, os que negam o nascimento virginal de Jesus, não reconhecem a existências de verdades absolutas. Discordar deles é uma coisa, mas agredir é outra muito diferente, e fere o espírito cristão do amor fraternal.
Devemos, sim, preservar os nossos costumes.
A salvação é um ato da graça de Deus pela fé em Jesus. A Bíblia ensina que somos salvos pela fé em Jesus (Rm 3.28; Gl 2.16; Ef 2.8-10; Tt 3.5). Todos os crentes são salvos porque um dia ouviram alguém falar de Jesus e creram nessa mensagem. Ninguém fez nada, absolutamente, para ser salva, a não ser a fé em Jesus. Como conseqüência da salvação temos o fruto do Espírito (Gl 5.22).
A vida de santificação é resultado da nova vida em Cristo, e não um meio para a salvação. Cristianismo é religião de liberdade no Espírito e não um conjunto de regras e de ritos. Acrescentar algo mais que a fé em Jesus como condição para salvação é heresia e desvio da fé cristã (Gl 5.1-4). Mas, ir além da liberdade cristã, extrapolando os limites é libertinagem (Gl 5.13). A fé cristã requer compromissos e por isso vivemos uma vida diferente do mundo, do contrário essa fé seria superficial e não profunda, como encontramos no apóstolo Paulo (Gl 2.20). Não existe instituição sem normas, nós temos as nossas.
Quando os gentios de Antioquia se converteram à fé cristã a igreja de Jerusalém enviou Barnabé para discipular aqueles novos crentes (At 11.20-22). Ele Entendia que os costumes só devem ser mantidos quando necessários, pois ensinar costumes, culturas e tradições como condição para salvação, é heresia e caracteriza seita. Barnabé sabia que a tradição judaica era mais uma forma de manter a identidade nacional e que isso em nada implicaria na salvação desses novos crentes, portanto, não seria necessário observar o ritual da lei de Moisés (At 15.19, 20).
Os judeus não eram mais crentes do que os gentios por causa dos seus costumes e nem consideravam os gentios menos crentes do que eles. Pedro pregava aos judeus o “evangelho de circuncisão”, enquanto Paulo o da “incircuncisão”, ou seja, Pedro pregava aos judeus e Paulo aos gentios (Gl 2.7-9). Não se trata de dois evangelhos, mas de um só evangelho, apresentado de forma diferente. Isso é muito importante porque as convicções religiosas são pessoais e o apóstolo Paulo respeitava essas coisas. Havia os irmãos que achavam que devia guardar dias e se abster de certos alimentos, outros consideravam iguais todos os dias e comiam de tudo (Rm 14.1-8). Ele não procurou persuadir a ninguém dessa ou da outra maneira.
Diante disso, aprendemos que nenhum pastor deve persuadir o crente para deixar de observar os costumes da igreja. Isso é algo de foro íntimo. Da mesma forma, um não deve criticar o outro, porque o que ambos fazem é para Deus, além disso, o apóstolo via que se tratava de uma questão cultural (Rm 14.6-10). Proibições sem a devida fundamentação, principalmente bíblica, é fanatismo. Quem faz de sua religião o seu Deus não terá Deus para sua religião.
Isso nos mostra que o nossos costumes não são condição para a salvação, eles devem ser mantidos para a preservação de nossa identidade como denominação. Não devemos criticar os outros e nem forçar ninguém a crer contra suas próprias convicções religiosas. Há pastores que agridem o rebanho e desrespeitam seus companheiros porque querem demolir nosso patrimônio histórico-espiritual a todo custo. Deus quer a Assembléia de Deus como ela é, na sua maioria.
As outras denominações foram chamadas como elas são, é assim que Deus quis, Ele é soberano. O mesmo Jesus que chamou Mateus disse para outros que não o seguisse. A vontade de Deus para a minha vida não a mesma para a vida de outras pessoas. Embora todos nós estejamos na direção e vontade de Deus, porém com chamadas diferente.
Da liturgia
Cada igreja tem seu público alvo que pretende alcançar. A nossa Igreja é bem conhecida em todo o país e tem sua linha traçada. As Assembléias de Deus não nasceram com projeto político, empresarial e nem com plano específico para evangelizar as elites da sociedade.
O nosso projeto é ganhar o povo para Jesus e fundar igrejas locais em todos as cidades e bairros de nosso país. Foi com essa estrutura que Deus nos trouxe até aqui e nos fez a maior igreja evangélica do país.
Nós somos pentecostais clássicos, isso significa que somos modelos para os outros, são eles, portanto, eles é que devem aprender com as Assembléias de Deus e não nós com eles, em matéria de doutrina pentecostal. É muita falta de bom senso e de respeito para com nossa denominação copiar grupos neo-pentecostais que sequer sabemos quem são, nem de onde vêm e nem para onde vão.
A avalanche de igrejas neo-pentecostais com liturgias e crenças para todos os gostos, tem levado alguns de nossos líderes a se fascinarem por esses movimentos, imitando e copiando seu sistema litúrgico. Ora, quem pertence a nossa Igreja não está enganado, são crentes que sabem o que querem, que conhecem nossa doutrina, tradição, usos e costumes e com a nossa forma de adoração.
É também correto afirmar que a grande maioria se sente bem em nossos cultos de adoração a Deus.
As tentativas de mudanças são sempre um fiasco porque, quem não gosta de nossa maneira de cultuar a Deus já saiu, já foi embora para outras denominações. Por que imitar e copiar outros movimentos? Se eles inventaram suas inovações, certamente as conhece muito melhor que nós.
Quem procura imitar esses movimentos não se identifica com a nossa denominação e nem com a deles. Imitação sempre é imitação. Não conquista os pecadores para Cristo, pois não tem público alvo definido. Não conquista outro público porque essas pessoas já conhecem a Assembléia de Deus. Por mais que se queira provar que são outros costumes, que as coisas mudaram, não persuadir as pessoas porque a marca das Assembléias de Deus são muito fortes.
Fonte: http://www.cgadb.com.br/
39 comentários para "Usos e Costumes Defendidos Pelas Assembleias de Deus no Brasil"
Gostaria que nossa igreja Assembleia de Deus, não mudasse seus usos e costumes, pois representa a nossa identidade como igreja separada do mundo. Nós foi quem deu inicio ao evengelismo no Brasil, as outras vieram depois.
MISERICÓRDIAAAAAAA!!!! Então a “lei”agora é: VENHA E PERMANEÇAS COMO ESTÁS! Ou seja, perdeu-se o temor de Deus! O mundo está ENTRANDO na igreja do Senhor pela porta da frente, mas Deus não permitirá que isso não aconteça! Cadê o povo separado? quem é o “sal” da terra, se vão se igualando aos “evangélicos” desse jeito! É só pela misericórdia de Deus mesmo!
eu não queria q nossa igreja AD mudasse seus costumes, pois essa é a marca da nosa diferença é onde reconhecem um crente da AD, isso não pode se perder, e falo a vc q não concorda com isso troque de denominação ou obedeça mas não tente mudar aquilo q os Assembleianos aprenderam a muitos anos.
Meus irmãos,vamos continuar cumprindo o que está escrito na palavra de DEUS em efésios cap 5v1 Sede,pois, imitadores de Deus, como filhyos amados…vamos imitar o nosso…Jesus pense como que Jesus se comportaria diante de tantas aberrações nesses dias?…
a paz irmaos , gostaria de me valer do passado e de homens de oraçao e jejum que vieram dos estados unidos sendo suecos,embora estrangeiros trouxeram um evangelho puro em que enquanto existiram pastores de coragem manteram um povo saudavel , agora se desviaram pregando um evangelho humanista que nao e homem que deve ser a imagem de Deus, mas sim Deus a imagem dos caprichos dos homens pois mais se creem em pessoas que na maioria nao oram , jejuam e nem ao menos tem respeito as escrituras e ainda dizem que os tempos mudaram p quem so se foi para os apostotas que estao seguindo os seus doutores conforme as suas concuspiciencia e deixando a verdade que estrangeiros cheios do espirito santo nos ensinaram , elogiando tais homens mas dizendo eles errados quanto aos seus ensinamentos, me parece se repetir israel quando os filhos colocavam culpa nos seus pais quando cristo voltar veremos onde os tais mundanos vao se esconder pois mais parece o que jesus falou que nao viria o fim sem primeiro a apostasia e que melhor que ser ela do que isto um monte de gente que ama o mundanismo. nao pregam averdade porque seus filhos emulheres amam as vaidades e fazem na maioria pessoas idolatras a uma denominaçao se perderem e lamentavel as AD o que viraram e de chorar.
Meus a verdadeira igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo não se afirma ou se estabelece pela imposição de usos e costumes e sim pela verdadeira transformação interior gerada pelo Espírito Santo. Não se muda a arvore pelos frutos porem são os frutos gerados naturalmente que identificam a arvore. Pelos frutos conhecereis… Nosso dever é continuar pregando o evangelho genuino o qual mostra a porta e caminho – JESUS. Entrando pela porta, para continuar no caminho é necessário que haja natural adequação a Ele. A imposição de usos e costumes não gera essa adequação porem a submissão a palavra sob o consolo do Espírito Santo sim. Não podemos alterar a conformação da porta – do tipo aqui só entra se for assim ou assado – repassemos o belo convite de Nosso Senhor Jesus Cristo em Mt. 11.27 “Vinde a mim… aprendei de mim… as demais discursões só levam a distanciamentos das almas perdidas dos seu Salvador.
jesus liberta o homem primeiro por dentro depois por fora kem transfoma o homem do pecado e o espirito de deus mas lembramdo nos fomos escolhido para ser a luz do mumdo pra ir para o ceu nao e de qualquer maneira nisto eu creio.
Não faço parte do rol de membro da Assembléia de Deus, mas os usos e costumes é um diferencial muito importante na vida de um povo, principalmente na vida de uma Igreja (outra vez vereis a diferença de quem serve a Deus e de quem não serve), é muito facil nós disfirtuar a direção de uma cultura principalmente quando apresentamos aquilo que o povo quer. Se pegarmos um filhote de macaco e domésticalo, um dia quando este tiver oportunidade voltara para selva, pois de lá ele saiu, assim é todo o homem, embora ensinado pela palavra nos bons costumes Bíblicos, se descuidarmos de alimentar nossa alma com a palavra de Deus e na oração, estaremos a olhar para onde nos saímos, e então, queremos dizer estarmos na mesma fé, porém estamos bem distante daquilo que eramos quando confessamos um dia os nossos pecados a Jesus, e ainda apresentando boas desculpa aos que nos interroga,… voce tem uma televisão agora? Sim, mas temos que saber usar, igual uma faca,… a faca na mão de uma dona de casa serve para cocção de alimento, esta mesma faca na mão de um assacino pode matar outros inocentes,… e assim vão as boas desculpa acerca de nossa vida torta,.. (como diz a Palavra: toda nossa justiça é como um trapo de …). Porém sou favoravel e bem frisado pelo o que foi exarado acima no texto sobre os princípios da assembléia de Deus, de minha parte parabéns meus queridos irmãos.
Paz do Senhor, queridos!
Quando os usos e costumes não ferem os princípios bíblicos, não tem porque questioná-los.
Que o povo de Deus aprenda a andar honestamente, trajando-se decentemente e em tudo observando a palavra de Deus.
Creio plenamente que os usos e costumes da Assembléia de Deus é algo muito bom para a igreja como uma instituição, mas não é uma regra de salvação, infelismente nossas igrejas estão lotadas de crentes que tem essa doutrina como regra para a salvação por isso acreditam que só os assembléianos vão para o céu, devemos aprender a separar as coisas, se somos assembléianos devemos obedecer por amarmos nossa igreja, e nunca jugar os outros por ter costumes diferentes, pois se obedecermos a doutrina da igreja e não obedecermos as leis de Deus, como chegaremos ao céu? E isso é o que mais acontece nas noassas igrejas, temos muitos protótipos de santidade, perfeitos por fora mas por dentro são sepulcro caiado, não conseguem amar seus próprio irmãos, não conseguém perdoar, e isso sim levará muitos crentes ao inferno, se a igreja Assembléia de Deus tem usos e costumes deve ser mantido em todas as igreja no Brasil, pois o que acontece hoje, é que umas seguém e outras não, e isso faz uma bagunça na cabeça dos novos crentes que se convertem, pois não sabem o que seguir, a igreja precisa apenas tomar uma posição, ou libera esses costumes ou tomem uma atitude, pois quantas pessoas ja se desviaram e foram lançado ao inferno por crentes que tem a doutrina como regra de salvação por ter usado uma calça comprida, ou um brinco, ou um colar, isso deve mudar e os lideres da igreja devem tomar uma atitude.
O Senhor tem trabalhado de forma maravilhosa através de cantoras que pregam o evangelho através de lindos louvores que todos nós copiamos. Essas cantoras usam calças, brincos e leve maquiagem de forma recatada e decorosa. Me pergunto: Será que o Senhor deixa de receber esses louvores ou não atentará para a multidão de pessoas que aceitam a Jesus nesses shows evangélicos ou através de uma canção? Só o Senhor Deus conhece o coração de cada um, e sabe que podemos estar seguindo totalmente os usos e costumes das igrejas antigas mas com o coração cheio de perversidade. Sei que uma coisa não justifica a outra, por isso digo a você que deixe Deus trabalhar na sua vida, ande em sinceridade com Ele e Ele cuidará de vós. Peça a Ele que te ensine e te mostre quando estiver O desagradando e com certeza Ele tocará seu coração esteja você de saia, de calça, de batom ou sem batom. Hoje como sempre o Senhor procura aqueles que O temem e O amam de coração e também ao seu próximo como nosso Senhor Jesus Cristo amou, não pregando em nenhum momento usos e costumes. LEIA A BÍBLIA E A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TODOS.
geralmente estas pessoas vieram de outras denominaçoes, e querem trazer os movimentos que la existem , respeitem a assembleia de DEUS ,se nao conseguem se adaptar .entao voltem para suas origens , mas nao tente mudar a identidade da igreja se igualando ao mundo.
Irmãos a paz do senhor, aos verdadeiros crentes, que preservam a identidade de cristo e da igreja de cristo.Quero relatar um pequeno fato, que aconteceu comigo; eu estva no msn e falei pra uma jovem que eu sou crente e ela perguntou o que é isso? eu disse eu sou evangélico ela disse áh sim! vejam só a nossa identidade está sendo denegrida ninguém é conhecido como crente pois, esta palavra “evangélica” é muito genérica e é a mais conhecida na sociedade atual e tudo isso é só por causa dessas inovações e mudanças adaptativas para o modernismo.Sou da AD meu pastor já liberou um monte de coisinhas novas e isso tem causado algumas divergências entres os irmãos que conservam a sã doutrina da palavra. eu sou um grande conservador dos bons costumes e da palavra de Deus.Amém
interessante , è que, quem foi perseguido , quem levou pedrada fomos nòs , eu fui criado na AD , fui criança , adolescente , jovem , hoje sou casado , minha esposa tambem criada na AD , e o que eu estou vendo É muita gente tentando mudar os costumes da igreja , costumes estes que nos identificaram como crentes , diferentes do mundo , ta certo que a santidade nao esta no exterior mas sim no interior, mas nao é por isto que vou me igualar ao mundo , andar igual a eles usar o mesmo linguajar pra isso me lembro do profèta isaias quando viu a glória de DEUS no capitulo 6 e pensou que ia morrer porque os seus lábios eram impuros e habitava no meio de um povo de impuros lábios (deixa bem claro que ele se contaminou se igualando a eles ) mas DEUS teve misericordia dele e um anjo tocou em seus labios o purificando , e fez dele um grande profeta .DEUS vai queimar a lingua destes falsários que estao usando os pulbitos das AD e se escondendo entre o povo e semeando contendas , sao invejosos , pois daonde vieram , nao sofreram por causa do evangelho , pegaram carona pegando o bonde andando . nao tem història de um avivamento genuino igual o nosso , ministros , pastores cuidado com os que vem de fora querendo trazer culturas inovadoras e formalistas querendo esfriar as igrejas , muito oba oba e movimento da prosperidade esquecendo do mais importante que è a salvaçao das almas.
A paz do Senhor. É uma pena que há pessoas que se dizem crentes em Cristo Jesus membros da AD, que ficam ofendidas quando se fala de usos e costumes da nossa igreja
Se você não tem esta liberdade, e nem pertence à AD então não critique. Olhe para a vida de Jesus aqui na terra Ele nunca obrigou ninguém a segui-lo. Deus é Santo e requer dos seus que se santifique, como poderemos fazer diferença, neste mundo se estamos querendo o que ele esta nos oferecendo.
Sobre usos e costumes eu tenho a dizer que:
# é inevitável toda igreja acaba tendo.
# nunca devemos pensar que a origem é uma revelaçao especial
# NUNCA, NUNCA mesmo alguem pode deixar de participar da ceia, deixar de ser batizado, ou congregar por causa de USOS e COSTUMES
# É PECADO excluir alguem por nao obedecer USOS e COSTUMES
# As pessoas valem mais do que o cabelo delas e a roupa que elas vestem.
# Esse assunto só vai acabar depois que os que amam usos e costume partirem para o SENHOR.
Abraço a voces.
desculpe! voltando ainda para aplaudir o colega Paulo Saraiva
Sou Assembléiano, mas tenho um recado para os Assembleianos e para quem não concorda com os usos e costumes das AD, ou seja a nossas queridas demais igrejas. Tolerância é uma via de mão dupla não adianta vc querer cobrar tolerância por parte das AD se vc também não é tolerante para com a AD e vice-versa, acho que o segredo está aí, no resto é só cumprir tudo que a palvra diz e ter pelo menos a pratica da parte que todos fazer e é o ato que nos deve igualar : O AMOR(Seja a Deus seja ao próximo)
Quando se observa alguém que nao quer obedecer a palavra e as determinações, significa dizer que muitos querem servir a Deus a seu bel prazer. enquanto fomos separados por pra ser santos ou seja fazer a diferenca. ser realmente crente.
Quando se observa alguém que nao quer obedecer a palavra e as determinações, significa dizer que muitos querem servir a Deus a seu bel prazer. enquanto fomos separados pra ser santos ou seja fazer a diferenca. ser realmente crente.
Abraço
A Paz do Senhor
Pr. Enivaldo Torres, parabéns, verdadeiramente separados pra sermos santos.
É incrível como as pessoas iguinoram o fato da influência malíguina no mundo da moda de uma maneira assustadora, quando se fala de usos e costumes esta se falando diretamente sobre o pudor a modéstia a decência . É precizo estar ciente de que a mudança de ábitos na sociedade não ocorre de uma ora a pra a outra. Se assim fossem, mesmo os não crentes não a aceitariam com naturalidade, essas mudanças vão minando lentamente a mente e o coração da sociedade influenciando- nas com a mídia, artistas famosos que concientementeou inconcientemente são influenciados a dar legalidade a falta de pudor modéstia com moda sensual estravagantes e com um certo ar de descaso com os valores deichado pela palavra de Deus, quando menciona pudor e modéstia, como pregar sobre pudor e modéstia para uma jeração que se acostumou com a nudes das praias brasileiras onde pastores com suas filhas e esposas não veem nenhum mal nisso já que todos estão acostumados com praia de nudismo então estar de sunga e biquini na praia é considerado decente .
Seria mais ridículo ainda falar da calça comprida para mulheres ou minessaia ou mesmo aqueles vestidos longos que por tão apertado que são mostra a roupa de baicho e mais ridículo seria falar dos decotes que já virou moda .
Satanás vem trabalhando de maneira sutíl no mundo da moda de maneira que para a próxima jeração se não ouver um avivamento legitimamente pentecostal e bíblico as igrejas se tornaram um mero clube de entreterimento, com jantares passeios a dysney circos e prais.
É nessessário lembrar que estamos vivendo uma professia sobre os ultimos dias que averia homens amantes de sim mesmo , mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
amontoariam para si doutores que pregariam só o que lhes covem.
E olhem como pregar virou um negócio lucrativo na sociedade moderna. fás até piadas dezendo …
pequenas igrejas grandes negócios.
como grandes líderes disputam a presidencia como se fosse um cargo político meramente, onde todos tem chamada para presidirem grandes igrejas com grendes entradas de dízimos e ofertas e quase ninguém tem chamada para desbravarem o sertão nordestino ou a região da caatinga onde não se tem dinheiro ou a glória humana.
É lamentável os rumos que estão tentando levar a ASSEMBLEIA DE DEUS no século 21.
onde dois povos estão se suportando, de um lado os que vivem usos e costumes não porque é obrigado mas porque voluntáriamente oferece se de corpo alma e espirito a Deus querendo fazer a diferença num mundo que os considera ridículos…
e de outro lado os liberais que querem viver conforme lhes convem sem receio de perder o paraizo divino.
Para finalizar pudor e modéstia é exatamente o contrário do que o mundo e o seu principe estão pregando…
Harodo procópio de Oliveira Curitiba pr.
so tenho 17 e e tenho visto que a Desigualdade esta presente ate nas igrejas. aqui no meu Estado esses costumes so sao preservados pela AD de classe baixa das favelas periferias inclusive na minha igreja. mas na AD de classe alta dos Bairros nobre isso e totalmente diferente nao sua conduta nao condiz em nada com os costumes citados acima. O que vcs tem a me dizer sobre isto queria um esclarecimento? e certo ou errado esta diferença?
Concordo com os usos e costumes de todas as denominaçoes, porem cuidado para nao agirem como os fariseus legalistas, dando muita importancia a essas coisas e esquecendo o que verdadeiramente importa.
Vou narrar um fato ocorrido ha 20 anos atras.
Tive uma namora que obedecia fielmente os usos e costumes, ela era exemplo de: ”ali sim vai uma verdadeira crente”, porem, seu carater, o que é mais dificil de se ver, nao era muito bom, seus usos e costumes em relaçao a vida secular e mesmo espiritual, mal exemplo nos estudos, era preguisosa e mais…porem se escondia na verdadeira ”dotrina” da aparencia que alguns de nós damos tanto valor. Claro que não casei com a cumpridora da ”dotrina”.
A minha escolhida foi outra, mesmo sendo taxada de menos espiritual, nao era bem vista por parte da direçao da igreja, era a rebelde da época, pois apesar de nao se vestir indecentemente, mas era um pouco vaidosa, na epoca usava vestido drapiado, usava hene, salto alto e raspava as axilas, mas, porem, contudo, o fruto do Espirito estava presente na sua vida e ela sim ate hoje procura cumprir a verdadeira doutrina bíblica.
EU FICO SURPREENDIDO COM OS CRENTES QUE RECUSAM OS USOS E COSTUMES.CERTAMENTE ESSAS PESSOAS NUNCA TRABALHARAM EM LUGAR NENHUM E NEM ESTUDARAM NA VIDA. ATÉ NO MEIO DA MACUMBA TEM SEUS USOS E COSTUMES E NINGUEM OUSAM QUEBRAR.NINGUEM TENTA QUEBRAR NOS CONGRESSOS NACIONAIS OU NOS ANAIS DA JUSTIÇAS,ATÉ NO CARNAVAL TEM SEUS DOGMAS. SOMOS SERVOS DO SENHOR, MOSTRAMOS DIFERENÇAS QUE NOS AJUDAM NA SANTIFICAÇÃO, CONFORME SITA A CARTA DE 1º AOS TESSALONICENSES, QUEM NÃO SE ADAPTA MUDA DE DENOMINAÇÃO E FICAMOS EM PAZ, QUEM FICA E TENTA MUDAR OS USOS E COSTUMES É TUMUTUADOR E DESOBEDIÊNTE.JUROU DIANTE DO ESPÍRITO SANTO, NO MOMENTO DA PROFISSÃO DE FÉ, E ESTÁ DESOBEDECENDO, CORRENDO UM GRANDE PERIGO.INFELISMENTE SÓ PERCEBEMOS A PALAVRA(DESOBEDIÊNCIA), QUANDO LEMBRAMOS DE ADÃO E EVA.PORÉM ELA ESTÁ DENTRO DO COTIDIANO DE MUITOS DE NÓS. QUE DISCORDA DOS USOS E COSTUMES AINDA NÃO CONHECE A JESUS EM SEU SER, MAS SÓ DE OUVIR FALAR.SENHOR!AGRADEÇO ESTA OPORTUNIDADE EM O NOME DE JESUS.
Respeito os bons costumes,a roupa,o cabelo,o adorno,etc..etc…etc…Mas infelismente tem muitos lobos vestidos de ovelhas.Não basta ser crente só por fora a mudança tem q começar por dentro,corpo,alma e espirito...
Quando a transformação é genuina ocorre de dentro para fora o que não significa que aqueles que confessaram verdadeiramente o nome de Jesus precisam mudar apenas internamente, pelo contrário, o exterior deve refletir essa transformação.
Gostaria de deixa bem claro que roupa não salva ninquem;,mas temos exemplos biblicos que as roupas fazem sim sua separação um dos mais notórios foi quando Moises subiu ao monte pra busca as tabuas da lei e o povo lá em baixo lavavam as suas vestes (literalmente) constantimente (Ex 19.10-14);e temos que se o sal de terra,luz nas trevas ,e trazendo pra nossa realidade cotidiana p/ ate quem nao tem olhar espiritual possa ver que lá vai passando um crente isso quando nôs ver passar,tenho medo dos remanecentes ASSEMBLEIANOS que perdem esse foco. Obs: sou totalmente a favor da permanencia dos usos e costumes na nossas Assembléias de Deus. Obrigado! A paz do Senhor!
realmente,hj em dia não se preserva mais os usos e costumes, alegando q o nosso DEUS, qr puro o coração!!!
Mas se temos coração puro é não fazemos a diferença, de nada adianta, concordo com a palavra do nosso irmão “ANTONIO CARLOS “, do depoimento anterior!
um abraço a todos,
a paz do SENHOR…...
Não tomo partido à favor nem contra os usos e costumes,porém,deve-se ter o cuidado com eles,pois geram muita murmuração nas igrejas, e é aí que mora o perigo!
Muito me preocupa, quando nossos lideres e pregadores influentes, formadores de opinião, falam contra o usos e costumes da AD.Estes mesmos homens que a anos atraz não eram ninguem e que foram levantados por Deus para falar a verdade e hoje por vários motivos, estão despregando o que pregavam.O DEUS todo poderoso, não é homen para que se arrependa, alguns desses DD afirman que se pudessem voltariam em lugares onde pregaram para pedir desculpas. Sera que Deus pede desculpas para o homen ou sera que não foi Deus que levantou esses homens?
A paz do senhor ,a biblia fala que a carne cobiça contra o espirito ,e o espirito contra carne ,leia apocalipse 22;11
Já ouviram a frase: “de queixo caído”.
Pois bem, assim fico quando leio certas coisas. O chamado povo de Deus se envolvendo em coisas que não edificam a vida de ninguém. O meu ministério pastoral se vai por mais de 25 anos, e, nesse tempo aprendi uma coisa. Quem quer Deus, quer Deus e pronto. Quem não quer Deus e fale que quer questiona tudo que é santo e sagrado, questiona o tempo, questiona o momento e questiona a sua própria pessoa. Quem quer andar segundo a Palavra de Deus ande; quem não caminhe pela vida até o dia do juízo final. A Palavra de Deus é “aparta-te de mim………”.
É só esperar, mas, vamos esperar orando para que Deus mude a cada um, segundo a Sua Palavra.
Os filhos de Deus são guiados pelo seu Espírito. (Rm 8:14) Os que estão na carne mesmo dentro das igrejas não podem e não agradam ao Deus de Poder, Glória e Santidade.
Olá amados de Deus, APDS. Meu nome é JOALDO DAS VIRGENS ALCANTARA - jovial.joaldo@hotmail.com
Fiquei desempregado 3 anos por doença e não conseguir beneficio social. Sou casado a 21 anos, tenho 3 filhos, tenhos 41 anos.
Sou membro da ASS de Deus desde os meus 13 anos, casei na igreja com uma jóvem nascida no evangélho.
SOU MEMBRO DA ASS.DE SEUS DE FUMDÃO E-S
O filho mais velho tem 20 anos e está serviondo o Exercito em Vila Velha ES.
A filha do meio tem 18 anos e está tentando ingressar na Marinha do Brasil.
A mais nova tem 13 anos e é estudante da 7ª serie.
Por está desempregado, não podia comprar roupas para meus filhos, dessa forma, Eles vestiam o que ganhavam.
Minha filha de 18 que na época estava com 17 anos, foi brutalmente agredida pela esposa do pastor dirigente da congregação.
A agreção se deu porque a saia da minha filha se encontrava curta, mais não tanto quanto algumas outras jóvens da mesma igreja.
A afronta foi tão intensa na frente de muitas outras pessouas, crentes e não crentes que a moça foi para casa e tomou banho, vestil as veste da mãe, tomou 42 comprimido de diazepam de 10 mg e se deitou para morrer.
15 minutos após sentir falta Dela e a chamei, em fim... foi dificio acorda-la, deo um choque termico com uma pedra de gelo na bochexa Dela e Ele despertou um pouco.
Apartir dai Ele me contou que havia engerido comprimido para dormir, então verifiquei e encontrei as cartelas vazias.
Chamei o Socorro SAMU, prestaram os primeiros socorros, conduzirã-na para um Hospital e 2 dia s depois esla estava de volta ao lar.
Este fato aconteceu no dia 19 de Dezembro de 2009, no dia 20/12/ é o dia do meu aniversário, dia em que estaria realizando o funeral de minha filha.
Ela passou 2 meses inconciente, não fazia nada sozinha, esquecia de tudo em fração de segundos, não comia sozinha, não tomava banho sozinha, em fim...
Neste periodo dos 2 meses em que ela ficou inconciente, não recebeu uma vizita se quer, segundo o Pastor Ev. EVALDO FELIX CUSTÓDIO a minha filha estava imunda.
Vencendo os dos 2 meses, Ela voltou a reunir e foi ainda diciplinada por dersobediencia das vestes.
Visitei o ORKT e resgatei fotos das outras jòvens da mesma igreja em deplorável conduta e salvei em um CD e apresentei ao Pastor.
Nada adiantou, poi eu moro em um imóvel da dita igreja, por falte de emprego não poia devolver o dizimo, porém as jóvens apresentadas no CD eram filhas de poderosos e nada acoteceu co Elas.
Por acaso, não poderia a Minha filha ser chamada em particular?
Poderia o Pastor chama-la em sua casa ou na minha?
Poderia se chamada na secretaria da igreja?
Deveria pimeiramente o pastor ofer mudas de roupas e, se Ele não quisesse usa-las abreria o direito da correção sem dano?
Em contra partida, a Igreja estava sendo constuida com um gato (energia clandestina por dois anos).
Com isso, vejo apenas um pequeno erro ma oferta de Caim, (apenas um pouco de mau vontade de escolher os frutos), certamente o Senhor receberia sua oferta se Ele de bom grado escolhesse os futos a serem ofertados, independentimente se fosse pepino ou cebola.
A verdade é qie Ele trabalhou, suou, fez calos nas mão, emfretou sol e chuva, arrancou tocos e pisou nos espinhos alem das ortigras e incétos diverssos.
Com tudo, só pela mau vontade de escolha Deus não recebeu a oferta.
E se Caim tivesse roubado para oferecer ao Senhor?
Acredito que foi por esta honestidade que Deus poupou a vida de Caim.
Será que Meu Pastos estava ou esta em condições agir como Ele agil com minha filha?
Não só por isso, mais como um todo devemos ter cautela ao corrigir alguém, minha filha poderia estar morta, de quem seria a culpa?
Doutrina não mata, doutrina não doi, doutrima é remedio para a alma doente, doutrina concerta a vida do crente.
Mais o abuso de poder mata....
A paz do Senhor amados de Deus. JOALDO.
Antonio Marcos Barroso de F. Viana (Uruburetama Ceará)
Devemos conservar a Noiva do Senhor do Senhor pura, santa e sem mácula. Pois a Palavra nos exorta: os que são amigos do mundo , são inimigos de Deus. Ainda existe remanancial... Sementes do sangue que foi derramado por homens que defenderam a verdade com suas próprias vidas... Que Deus levante Homens cheios do Espírito Santo. Que o Senhor Jesus abençoe a todos.
Bom, concordo que a transformação ocorre de dentro para fora, mas quero frisar que ela tem que acontecer!O evangelho nos anuncia mudança de vida, transformação. Se continuarmos a nos portar como quando estavamos no mundo,(* lembrando que isso não se aplica somente a vestimenta)como verão Cristo em nós?Pra finalizar:Deus vê o "homem" por dentro,mas os humanos ñ tem visão raio X, então eles nos conheceram em 1ª vista pelas nossas vestes, como foi com Joao , o profeta Elias e etc.Assim sendo sou a favor das doutrinas, e ate mesmo dos usos e costumos pq eles tem base biblica.Lembrando q a verdade nunca matou ninguem agora o q faz a diferença é a forma ou a ignorancia com a qual ela é lançada.Fiquem na paz.
olá, para terem maiores esclarecimentos leiam : Você pergunta a Biblia rsponde, edição da CPAD encontra-se disponivel no 4shared para baixar.