Discipulado 2 - Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular (Dinâmica) - Agenda Assembleiana

Discipulado 2 - Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular (Dinâmica)

Dinâmica: Plantado em Boa Terra
Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos.
Material:
 ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc  4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Perguntem: Que cuidados devemos ter com uma planta(árvore)?
Aguardem as respostas e compare-as com os cuidados que o novo convertido deve receber da igreja para que alcance crescimento e maturidade espiritual, tais como: ensino da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração, obediência a Sua Palavra, integração e comunhão com os irmãos,
- Perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Que situações estão prejudicando o seu crescimento?  Estão frutificando? Que cuidados devem ter para melhorar o crescimento?
Que avaliação o novo convertido pode fazer do cuidado que recebeu da igreja, quando aceitou a Cristo?
- Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Faça sua parte
Certo fazendeiro, vendo a necessidade e carência de sua comunidade, pensou em fazer algo que amenizasse o sofrimento dos desfavorecidos, mas ao mesmo tempo viu que era impossível fazer tudo sozinho.

Então ele reuniu os fazendeiros vizinhos para expressar-lhes o desejo do seu coração. Como realmente seria difícil para uma só pessoa ajudar a tantos carentes, assim, ao meditar na proposta do fazendeiro, os outros se propuseram a fazer o seguinte: cada manhã, quando fossem tirar o leite, separariam um litro e o colocariam num tonel que estaria em um lugar de livre acesso a todos. No final do dia, ele pegaria o tonel e distribuiria o leite com a comunidade carente. A aprovação foi geral e todos seguiram para suas casas com o propósito de iniciarem o planejado.

                No dia seguinte, o fazendeiro colocou o tonel no lugar combinado e foi cuidar dos seus afazeres. Ao findar o dia, para sua grande surpresa, verificou que o tonel ao invés de leite estava cheio de água. Ficou sumamente perplexo e nada compreendeu. Bateu o sino e reuniu todos os fazendeiros para descobrir o que havia ocorrido, pois esperava encontrar leite e não água.
                Ao perguntar aos fazendeiros, alguém levantou a mão e confessou que realmente ele tinha errado, porque ele sabia que cada pessoa colocaria um litro de leite e logo não faria diferença se ele colocasse um litro de água no lugar do leite.
                Mas, todos pensaram a mesma coisa. Cada um esperava que o outro fosse cumprir a sua parte e ao final, todos, pensando nisso, colocaram água em vez de leite.

Autoria do texto desconhecida.


0 comentários para "Discipulado 2 - Lição 13: O Discípulo e a Missão de Discipular (Dinâmica)"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info