Lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”. - Agenda Assembleiana

Lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”.

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Integridade Moral e Espiritual – O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
- Capa:
O que vemos? Mãos segurando uma Bíblia
O que isto tem a ver com o tema? Podemos ter integridade moral e espiritual observando e praticando o que a Bíblia nos ensina.
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Peçam para que 13 alunos leiam os títulos das lições, um de cada vez.
7 – Agora, iniciem o estudo da lição 01: Daniel, Nosso “Contemporâneo”.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice. Peçam para que os alunos procurem o livro de Daniel.
Falem que o estudo deste trimestre será sobre este livro.
Falem que o livro de Daniel está inserido no conjunto de Profetas Maiores, juntamente com Isaías, Jeremias, Ezequiel. A divisão em maiores e menores não quer dizer que os primeiros foram mais importantes, mas escreveram mais que os outros classificados como menores. Nesse momento, peçam para que os alunos observem estes livros no índice.
Agora, solicitem para que abram no livro do Profeta Daniel e falem sobre a quantidade de capítulos que são 12 e conclamem para que os alunos leiam durante esta 1ª semana de aula, depois apresentem uma visão geral sobre o livro, como: O autor, a data, objetivos, personagens principais, fatos e profecias.
- Em seguida, apresentem um relato histórico sobre os acontecimentos que contextualizam o livro de Daniel.
- Falem sobre a importância do estudo deste livro e sua contemporaneidade.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Cativeiro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo: Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que passam os alunos.
Material:
Correntes confeccionadas com papel

Procedimento:
- Falem: O contexto histórico do livro de Daniel se refere ao povo hebreu cativo na Babilônia.
- Falem, ainda: Muitos crentes vivem também um cativeiro, preso a diversas dificuldades.
Neste momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro – a dificuldade a que estão presos.
- Perguntem:
Qual o seu cativeiro?
Quem ou o que está lhe escravizando?
Seria interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
- Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor. Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos que Deus intervém na história.
- Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo que vem oprimindo.
- Depois, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
- Perguntem: Quer ser liberto?
Confie na providência divina.
Agora, peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de libertação.

Por Sulamita Macedo.

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