Lei e Graça - Agenda Assembleiana

Lei e Graça

Leitura Bíblica: Mateus 23.1-6 e 16-28
O pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça (Rm 6.14).

O povo de Deus foi escravo no Egito por quatrocentos anos, em meio a pessoas com costumes totalmente diferentes. Com sua libertação e peregrinação rumo à nova terra, onde habitavam povos de cultura também diferente, fez-se necessária a constituição de leis que regessem o povo para que fosse preservado e não se perdesse, pois, embora sem terra, formavam uma nação e precisavam de uma identidade.

A implementação daquelas leis foi muito problemática, pois deveria ser extremamente minuciosa. Era da competência do sacerdócio exercer, além da função espiritual, a de legislador, juiz e executor de tais leis.

Porém, apesar de santa e perfeita, a lei foi sofrendo desgaste, pois os mesmos que legislavam cometiam pecado, tornando injusta sua aplicação e, sendo rigorosos na lei, esqueciam-se da misericórdia, tão necessária para a compreensão do ser humano.

A graça de Deus não nos impõe mandamentos; seu único mandamento é o amor. A força da lei está na punição; a da graça, no perdão. Não deixarei de agir mal por causa de uma lista de regras, mas por amor ao meu próximo e principalmente a Deus.

A lei generaliza porque é igual para todos, focando na atitude e não nas intenções. Já a graça é diversificada por ser singular e incomparável – considera tudo, tanto a prática quanto sua motivação. Jesus curou e colheu espigas num sábado, tocou num leproso e num esquife, foi tocado por uma mulher que sangrava e abençoou-a e deixou de condenar uma outra mulher em flagrante adultério – atos que a lei condenaria. A graça de Jesus superou a lei, estabelecendo outra regra para reger todas as nossas ações: a do o amor manifestado em Cristo quando morreu por todos nós para que ao mesmo tempo a lei fosse cumprida e sua graça derramada sobre a humanidade. – LFS

Em Cristo prevalece a lei do amor.


0 comentários para "Lei e Graça"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info