Lição 13: A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago (Dinâmicas) - Agenda Assembleiana

Lição 13: A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago (Dinâmicas)


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
- Falem que nesta lição vamos estudar sobre vários conselhos práticos e atuais de Tiago, encontrados no último capítulo do livro, tais como:
Paciência e perseverança
Esperança na Vinda do Senhor
Não queixar-se dos outros
Não fazer juramento
Juízo divino
Cantar na alegria e orar na aflição
Unção de enfermos
Oração da fé
Confissões de culpas
Orar uns pelos outros
Conversão de um irmão
- Escrevam estas expressões acima citadas no quadro, para que haja melhor compreensão do que vai ser estudado.
- Em seguida, comecem a ler os versículos 7 a 20 do capítulo 5 de Tiago. À medida que a leitura for efetuada, façam comentários sobre o que foi lido.
Neste momento, estimulem a participação dos alunos e procurem contextualizar o que está sendo explanado com o tipo de aluno que você ensina.
- Vejam algumas sugestões para trabalhar alguns pontos da lição:
Sobre a paciência, vocês podem escolher entre a dinâmica “Perdendo a Cabeça” ou  a fábula “A Lebre e a Tartaruga”(postadas abaixo).
Sobre a oração, vocês podem utilizar a dinâmica “A Chave”.
Sobre a unção de enfermos, peçam a um presbítero para ungir os alunos que estão doentes.
- Para conclusão do trimestre, foi sugerida desde a lição 10, a realização de uma gincana. Caso vocês estejam tomando conhecimento desta sugestão apenas hoje, faça algumas adaptações para realizar algumas tarefas da gincana sugerida.
Tenham uma excelente e produtiva aula.

Dinâmica: Perdendo a Cabeça
Objetivo: Refletir sobre o exercício da paciência.
Material:
01 bexiga para cada aluno
01 palito de dentes
Procedimento:
- Distribuam uma 01 bexiga vazia para cada aluno.
- Em seguida, mostrem uma bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, mansidão que muitas pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga com um palito).
- Depois, orientem para que cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.
- Depois que todos falarem, perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a importância da mansidão, da paciência diante de situações que podem provocar irritação.
- Peçam para que os alunos deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra mansidão, paciência.
Por Sulamita Macedo.

Fábula
A lebre e a Tartaruga
A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.
Fábula de Esopo

Dinâmica: A Chave
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia da oração.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que a oração pode ser comparada a uma chave.
- Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: Salvação, emprego, aprovação no vestibular etc.
Fechar: livramentos (acidentes, assaltos), orações que não estão de acordo com a vontade de Deus, etc.
- Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do Antigo Testamento de orações que representam o ABRIR e FECHAR e também mencionar situações vivenciadas por eles.
- Para finalizar, leiam II Cr 7.12 a 14.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários para "Lição 13: A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago (Dinâmicas)"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info