Autoridade Paterna - Agenda Assembleiana

Autoridade Paterna

A palavra “autoridade” deriva se dos seguintes termos: exousia palavra grega derivada do verbo existi, significando "licença", "legalidade", "permissão", ou a liberdade de fazer como a pessoa quiser.
Passou posteriormente a ter o sentido de "habilidade ou força com que apessoa é dotada", e daí, ao significado de "poder de autoridade", o direito de exercer poder (Mt 9.6; 21.23; 2 Co 10.8), ou ao poder do império ou governo, o poder daquele cuja vontade e ordens devem ser obedecidas pelos outros (Mt 28.18; Jo 17.2; Jd 25; Ap 12.10; 17.13), inclusive em assuntos domésticos (Mc 13.34). Auctoritas- palavra latina, que dentre seus vários significados, fala de poder conferido a uma pessoa, em razão de uma função exercida.

DEFINIÇÃO E CONCEITUAÇÃO
Segundo o dicionário da língua portuguesa de Huaiss, autoridade pode ser definida por "direito de decidir ou de dar ordens, pessoa que tem este direito, ou ainda, conhecedor respeitado de um assunto".
Do ponto de vista teológico, podemos definir autoridade, como "poder delegado por Deus, que legitima e autoriza algumas pessoas, a exercerem posições de liderança e comando sobre outros, para fins de submissão à Sua vontade e manutenção da ordem social". Segue abaixo alguns exemplos de autoridade delegada:

Autoridade Política: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas" (Rin 13.1).
Autoridade Militar: "Mas o centurião respondeu... Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai, e aoutro: vem, e ele vem..." (Mt 8.8-9).
Autoridade Espiritual: ".. .Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura... em meu nome, expelirão demônios..." (Mc 16.15-17).
Autoridade Eclesiástica: "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hb 13.17).
Autoridade Doméstica: "Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da  igreja..." (Ef 5.23). "Filhos obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." (Ef 6.1 -3).
É exatamente no campo da autoridade doméstica, que está inclusa a questão da autoridade paterna.

Altair Germano


0 comentários para "Autoridade Paterna"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info