Liderando com a próxima geração - Agenda Assembleiana

Liderando com a próxima geração


Temos que capacitar a próxima geração.
Parece haver um debate interminável sobre o choque cultural entre líderes estabelecidos e líderes emergentes, especialmente no mundo da igreja. (Se esta frase "líder emergente" é nova para você, tente se acostumar).

Algumas das coisas que li faz com que a situação pareça sem esperança. Mas quando eu li a Bíblia, que diz que não há nada de novo sob o sol, eu espero que duas gerações possam trabalhar e liderar juntos.

Paulo e Timóteo. Elias e Eliseu. Moisés e Josué.

E lá estava o rei Saul e Davi, pelo menos por um par de capítulos. Eu sei que nós, geralmente não vemos o rei Saul como um modelo de líder, mas quando em termos de capacitação de líderes da próxima geração há muito a aprender com ele. (Veja 1 Samuel 17:38-40)

Saul deu a Davi sua armadura para lutar contra Golias. A geração de Davi tinha sua própria maneira de lutar contra gigantes - paus, pedras e fundas. Isso estava ok para Saul. Assim, com um pedaço de pau na mão e uma funda na outra, Davi plantou uma pedra na cabeça de Golias.

Eis algumas lições de liderança que, líderes estabelecidos e líderes emergentes devem aprender, se esperam matar os gigantes modernos que zombam nosso Deus:

- Como Saul, que achava que ele estava ajudando e protegendo Davi, líderes estabelecidos muitas vezes forçam sua armadura na próxima geração.

- Como a maioria dos líderes emergentes, Davi não estava confortável lutando com a armadura de Saul.

- Ao contrário de muitos líderes estabelecidos, Saul realmente ouviu as queixas da próxima geração e autorizou Davi a escolher um estilo que lhe era confortável.

- Ao contrário de muitos líderes emergentes, Davi respeitosamente recusou a armadura de Saul. Davi não sarcasticamente zombou e estragou a armadura. Ele simplesmente disse que não estava confortável nele.

A minha geração sabe ensinar e liderar a próxima geração. Se levarmos a sério a alcançar os confins da terra, podemos aprender muito com Saul e Davi sobre como ouvir e liderar com a próxima geração.

O fato é que os líderes emergentes serão líderes estabelecidos mais cedo ou mais tarde, e terão que descobrir como liderar com o próximo grupo de líderes emergentes, que provavelmente vão pensar que o velho modo de fazer igreja é irrelevante e ultrapassado.

Pr. Aldenir Araújo

Como criar a próxima geração para o fracasso
Quando a "teologia" fica no caminho
O Líder Cristão
Enquanto estavam comendo...
Está ouvindo bem?
Cego pelo Sucesso
2 chaves simples para o sucesso a longo prazo na vida e ministério
5 Dicas para terminar forte na vida e ministério
Uma solução simples para a falta de liderança
Três componentes principais de um sólido sermão
Você não é um zumbi
A futilidade de fugir de Deus

0 comentários para "Liderando com a próxima geração"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info