Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Um Tipo do Futuro Anticristo.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no final do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento.
- Em seguida, falem que entre o término do AT e o início do NT há um período chamado de interbíblico de aproximadamente 400 anos.
Falem ainda que o tema da lição de hoje aborda as revelações proféticas de Daniel que se cumpriu neste período, destacando o aparecimento de Antíoco Epifânio, considerado uma figura do Anticristo.
- Agora falem sobre os seguintes pontos:
O fim do império medo-persa
O rei valente do império grego
A divisão do reino
O rei perverso: Antíoco Epifânio, tipo do Anticristo
O Anticristo
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Máscara”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material:
03 máscaras
03 alunos
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem:
Para o aluno 02: deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar, relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, deve inventar(mentir), mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
Para o aluno 01 e 03, deve também ter o mesmo procedimento do aluno 02, mas não podem mentir, o que relatar deve ser real.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Coloquem a máscara em cada aluno.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade.
O aluno que estava falando a verdade deve retirar a máscara.
O aluno que mentiu, falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano, convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para finalizar, leiam:
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”(II Ts 2. 3 e 4).
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para conclusão do Trimestre
Realizar uma Mostra Cultural sobre o livro do Profeta Daniel.
No livro de Daniel há muitos relatos de sonhos, visões e fatos que são elementos facilitadores para uma exposição de trabalhos.
O material para apresentação deve ser diversificado. Vejam algumas indicações
- Apresentar curiosidades sobre o livro e também do autor.
- Elaborar cartazes ou banners sobre temas do livro com desenhos ilustrativos dos sonhos, visões ou situações vivenciadas por Daniel e seus amigos.
- Confeccionar maquetes sobre partes do livro, como: Daniel na cova dos leões, os 03 amigos de Daniel na fornalha.
- Exibir filme ou documentário sobre o livro de Daniel, em local adequado.
- Organizar uma encenação simples sobre o 1º. sonho de Nabucodonosor ou sobre os 4 jovens no palácio do rei.
- Elaborar perguntas para os visitantes, caso respondam corretamente entregar um brinde.
- Se possível, organizem um debate ou uma palestra sobre um tema do livro sugerido pelos componentes da EBD. Com antecedência, duas semanas antes da Mostra, vocês podem fazer uma enquete sobre qual tema desejam se aprofundar, pedindo que assinalem qual o tema de preferência, entre vários itens de assuntos sugeridos por vocês; façam um levantamento dos temas e elejam 01 e no máximo 02 para o debate ou palestra.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários para "Lição 12: Um Tipo do Futuro Anticristo"