A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA ESCATOLÓGICA - Agenda Assembleiana

A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA ESCATOLÓGICA

Escatologia é uma matéria que atrai os estudiosos da Bíblia. 
A palavra escatologia reúne dois vocábulos gregos: scatos, cujo sentido é “último” e logos que significa “conhecimento, raciocínio, palavra, estudo”. A partir dessa significação podemos definir a escatologia como “estudo dos eventos futuros”. Entende-se, portanto, como o estudo acerca dos últimos acontecimentos profetizados para o fim dos tempos na terra.

DUAS ESCOLAS DISTINTAS DE INTERPRETAÇÃO DA PROFECIA 

A interpretação alegórica
Bernard Ramm escreveu o seguinte sobre alegorização: “Alegorização é o método de interpretar um texto literário considerando o sentido literal veículo para um sentido secundário, mais espiritual”. Esse método toma o sentido literal e histórico de um texto bíblico e o despreza, transformando cada palavra e acontecimento em alegoria. O significado histórico da profecia não pode ser desprezado e não tomar o sentido final da profecia e torná-lo secundário e de pouco valor.

O perigo está em especular a profecia abrindo espaço para exageros da parte do intérprete. Todo intérprete precisa ter o cuidado na interpretação alegórica. Deve deixar o texto que tem linguagem alegórica com sua própria linguagem dentro do contexto que o texto requer. O que é literal interpreta- se literalmente e o que é alegórico interpreta-se alegoricamente. Todas as figuras alegóricas devem ser tratadas de acordo com o sentido que o texto está indicando sem partir para especulações fora do contexto bíblico.

A interpretação literal.
Ao interpretar vima escritura profética deve-se levar em conta que o sentido básico de cada palavra tem seu uso costumeiro empregado no dia a dia. A partir do sentido literal de uma palavra ou um texto, o intérprete descobrirá o seu sentido espiritual ou alegórico, pois deriva do literal o seu sentido espiritual.
A profecia bíblica deve ser interpretada apropriadamente. A despeito das várias escolas de interpretação, as divergências de opiniões podem coexistir, desde que as interpretações não firam o princípio hermenêutico de coerência do ensino geral das Escrituras. A interpretação de qualquer assunto no campo da escatologia deve ser coerente e consistente repudiando colocações místicas e fantasiosas. Todo intérprete deve levar em conta que a Bíblia é a revelação e inspiração divina e que os seus autores humanos foram guiados em suas mentes ao escreverem e registrarem a Palavra de Deus.

Elienai Cabral


0 comentários para "A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA ESCATOLÓGICA"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template. Catatan Info