Lição 12: Não Cobiçarás - Agenda Assembleiana

Lição 12: Não Cobiçarás

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

Muito importante! Observem os 10 mandamentos do professor.

Os 10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem
metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a semana.
5 - Honrarás a presença dos alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas, participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula, apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura bíblica.
9 - Não farás falso testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o 10º. mandamento – Não Cobiçarás.
- Depois, procurem estabelecer diferença entre desejar e cobiçar.
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a cobiça, através de um fato bíblico: a vinha de Nabote que foi cobiçada por Acabe.
- Façam um relato objetivo sobre o ocorrido, conforme lemos em I Rs 21. 1 a 16.
Acabe cobiçou a vinha de Nabote e fez uma proposta para comprá-la ou trocar por outra melhor, porém não houve acordo, pois Nabote afirmou que não poderia desfazer-se da herança dos seus pais.
Acabe não gostou deste resultado, ficou indignado e sem comer. Sua esposa Jezabel, arquitetou um plano para exterminar a vida de Nabote, levantando falso testemunho contra ele e morreu apedrejado. Acabe tomou posse da vinha de Nabote.
- Depois, reflitam sobre quais lições podemos tirar deste episódio?
A cobiça mudou o comportamento do rei
Ele teve ajuda de usa esposa
As consequências da cobiça
- Em seguida, perguntem: Quais mandamentos eles transgrediram?
Não cobiçarás
Não darás falso testemunho
Não furtarás
Não matarás
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica “De Olho na Vinha”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: De Olho na Vinha!
Objetivos:
Contextualizar o tema da cobiça, através do fato bíblico da vinha de Nabote cobiçada por Acabe, para a vida dos alunos.
Refletir sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.
Material:
Mesa ou bandeja
Uvas (lavadas)
Suco de uva
Copos descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01 saco para lixo
Nomes digitados: raposas(2) e raposinhas(2)
Versículos digitados:
Número 01:  “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número 02: “Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Número 03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.
Procedimento:
- Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
- Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem as seguintes orientações para as “raposas” e as “raposinhas”: devem ficar do lado externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e sair do círculo. Os demais alunos não devem saber desta orientação.
- Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
Orientem para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no círculo.
- Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será dado o comando para que leiam.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele escrito:
 “Eu sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
- Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente os alunos vão dizer que é a uva.
- Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: Temos aqui o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
- Falem: Mas... Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando quando há brechas.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele escrito:
“Apanhai-me as raposas, as  raposinhas,  que fazem mal às vinhas, porque  as nossas vinhas  estão em flor”. Ct 2.15
Nesse momento, as “raposas” e as “raposinhas” devem tentar entrar no círculo.
Caso alguma “raposa” ou “raposinha” entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
- Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para não perdermos a nossa herança.
- Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele escrito:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I Pe  5. 8 e 9b.
- Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
 - Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação: Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia original desconhecida da dinâmica utilizando círculo fechado com tentativa de penetração no círculo por algumas pessoas.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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