O Diário do Pastor Solon Teixeira - Agenda Assembleiana

O Diário do Pastor Solon Teixeira

A trilha de um poeta Cristão

Quem analisa a história de vida do pastor Solon Teixeira Gomes fica admirado com o diário que ele escreveu. O livro foi comprado na extinta Casa do Colegial, no dia 15 de março de 1977, e visava unicamente relatar os fatos que marcaram a vida ministerial dele, desde a conversão ao Evangelho, em maio de 1945, no município de Santana do Ipanema, até um dos últimos campos cuidados pelo pastor, em São José da Laje.

Filho de Antônio Teixeira Cristo e de Maria Teixeira Gomes, o anfitrião nasceu no dia 24 de julho de 1927, na cidade de Arcoverde, em Pernambuco. Perdeu a mãe quando tinha oito anos e foi morar com as tias. Cresceu ouvindo a história do padre mais conhecido dos católicos, por causa da extrema devoção das que cuidavam dele...


Aos 18 anos, veio para Alagoas onde trabalhou na pavimentação de rodovias federais. Chegou a ser contratado por várias empresas e depois assinaram a sua carteira de trabalho na Chesf. Nesta companhia trabalhou 24 anos como auxiliar de escritório.

Solon Teixeira registrou em seu diário pessoal que teve um encontro com Jesus em Santana do Ipanema. A congregação no município era liderada pelo pastor José Santana. Ele relatou que o coração já havia sido tocado profundamente pelas mensagens pregadas pelo pastor José Tavares, ex-presidente da Assembléia de Deus em São Paulo.

Um fato curioso é que após a decisão, Solon Teixeira ficou praticamente um mês em casa porque não sabia como saudaria os irmãos. Um dia, foi cumprimentado com ‘a paz do Senhor’ e perdeu a vergonha.

Jesus o batizou com o Espírito Santo no dia 6 de abril de 1946, no culto em um casebre de taipa, no povoado de Capiá, entre Santana do Ipanema e Canapi. Já o batismo nas águas aconteceu no tanque batismal, em Mata Grande. Ele informou que desceu às águas no dia 25 de abril do mesmo ano e precisou andar vários quilômetros a pé para chegar ao destino. O pastor Aníbal Vieira Feitoza foi quem fez a cerimônia.

Logo quando aceitou Jesus, foi escolhido para ser o auxiliar do pastor José Antônio. Isso aconteceu no ano de 1947, no povoado de Coité, terras de Campo Alegre.

Mesmo com o trabalho na igreja, por duas vezes fracassou na caminhada espiritual e deixou o caminho estreito. No entanto, ele revelou que no final do culto de domingo, em novembro de 1956, após um dia inteiro de bebedeira, foi levado pelo Espírito Santo ao templo, situado na Rua São Francisco, 684, em Paulo Afonso. Solon Teixeira não resistiu ao apelo feito pelo pastor Joaquim Moreira da Costa (in memorian) e retornou aos braços do Pai.

CASAMENTO

A paquera começou em Paulo Afonso. Enide de Queiroz Gomes, de Delmiro Gouveia, viu a fotografia de Solon Teixeira pelas amigas. Pouco tempo depois foi morar com os pais em Paulo Afonso, onde conheceu seu futuro esposo. Um dia, ela conta, que estava na porta de casa quando o paquera apareceu com um galho de árvore e passou no pé dela para chamar a atenção. Na ocasião pediu para conversarem. Quando o diálogo aconteceu, Solon foi bem direto e revelou que gostaria de casar. A moça, de 15 anos, pediu o consentimento do pastor Joaquim Moreira.

Para resumir, o ministro autorizou o enlace e os dois estavam casados seis meses após aquela conversa. A cerimônia, de acordo com o diário, foi simples, mas o suficiente para ser bonita.

Do casamento vieram 12 filhos, três deles não chegaram a viver mais que um dia. Abigail Teixeira de Queiroz, Abner Teixeira de Queiroz, Azenate Teixeira de Queiroz, Adna Teixeira de Queiroz, Aliã Teixeira de Queiroz, Abilene Teixeira de Queiroz, Abnadabe Teixeira de Queiroz, Abediel Teixeira de Queiroz ainda são os filhos que estão vivos para contar história. Outra Abigail Teixeira de Queiroz já faleceu.

Agora são treze netos e mais dois bisnetos.

MINISTÉRIO

Foi consagrado direto ao presbitério no dia 10 de abril de 1960, sob a liderança do pastor João Teodoro de Lima. Em junho de 1975, veio para Maceió, onde atuou como secretário da igreja quando o presidente era Manoel Pereira Lima. No dia 29 deste mês, tomou posse na Assembléia de Deus no Tabuleiro do Martins e precisou se mudar para a capital definitivamente.

No dia 26 de fevereiro de 1977, chegou ao campo de Viçosa substituindo o evangelista Manoel Francisco da Silva. Em 18 de janeiro de 1980, chegou a Paripueira, onde permaneceu até 26 de abril de 1983, quando assumiu a congregação em Joaquim Gomes.

No dia 15 de agosto de 1983, chegou em São José da Laje. Neste campo permaneceu quatro anos. De lá foi transferido para Matriz de Camaragibe (mais quatro anos) e por último São Luís do Quitunde, onde construiu aproximadamente seis templos.

LIÇÕES

“Para mim ele era uma jóia, um marido muito bom, pai exemplar, exigente, alegre, expansivo, criativo, tratava todo mundo bem, era ‘mão-aberta’. Um dia um irmão carente em São Luís do Quitunde pediu uma oferta para comprar um sapato. Solon tirou o dele e deu para o irmão, no meio do culto. Ele era muito bom. Quanto orava Jesus curava os enfermos; quase toda festa que estava chovendo, pedia para os guardarem as sombrinhas porque a chuva iria passar. E Jesus fazia isso mesmo”, recordou Enide Teixeira, viúva do pastor Solon Teixeira.

O pastor gostava de recitar poemas e era o responsável pelas curiosidades bíblicas publicadas no Jornal Novas de Esperança.

FALECIMENTO

O pastor Solon Teixeira conviveu, durante parte da vida, com uma dor constante no estômago. Em 1999, descobriu um câncer e precisou se operar no ano seguinte. Passou pelo tratamento de quimioterapia, mas nunca reclamou de nada. Partiu para a eternidade no dia 05 de abril de 2001, deixando a mulher, os filhos, os netos, bisnetos e todo um legado de bom testemunho por onde passou.

Thiago Gomes

Foto: Arquivo Pessoal da família.

Postagens Relacionadas

  • Pr. João Pereira: Saudades!A trajetória de um homem respeitado Pr. João Pereira com a família “Calmo, humilde e honesto nas mínimas coisas”. Assim …
  • Luto na Igreja Ev. Assembleia de Deus em Caçador-SCFalece o 2º Vice-Presidente da Igreja: Pastor Elevi Roberto Pr. Sérgio Melfior, Pastor Presidente da Igreja Evangélica A…
  • Pr. Daniel VieiraPr. Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Porto Franco -MA, Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Bachare…
  • Saudoso Pr. Geremias AmaroConheça a história deste homem de Deus.  Pr. Geremias Amaro Geremias Freitas Amaro nasceu no dia 7 de setembro de 1…
  • Pastor José Santos Na pequena cidade de Baltazar (RJ), em 30 de abril de 1927, nasceu o filho do funcionário público Claudionor Santos e …
4 comentários para "O Diário do Pastor Solon Teixeira"
Abdiel Teixeira de Queiroz
delete

É COM GRANDE ALEGRIA QUE LEIO ESTE RELATO SOBRE O Pr SOLON ( MEU PAI). QUE DEUS ABENÇOE A TODOS QUE CUIDAM EM MANTER NA MEMORIA DA IGREJA, PESSOAS COMO ELE. QUE ENSINOU A MIM, E MUITOS OUTROS QUE O CONHECERAM A VIVER UMA VIDA DE RETIDÃO PERANTE DEUS E PERANTE OS HOMENS.

Milton Lourenço de Santana
delete

Graça e Paz:

Prezado Irmão gostei das 77 razões por que não
sou adventistas, eu também sou contra as heresias desta seita e de sua vidente Ellen Gold
White, está na acadêmia dos falsos profetas
como Joseph Smith Jr e Charles Thaze Russeal
eu tenho materiais do Pr° Natanael Rinaldi o
irmão deve conhecer seu material ele já foi
Presidente do Instituto Cristão de Pesquisas.

nossa a sua trilha é linda.

Grande homem que nos transmitiu muito conhecimento através da Palavra de Deus. Tive a honra de conhecê-lo e aprender muito com este servo do Senhor.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2008 - 2014 Agenda Assembleiana - Cadastre-se - Doações.
Tradusido Por: Mais Template - Template By Catatan Info